A Academia Dorense de Letras é uma instituição com fins literários fundada em 07 de maio de 2014. Sua sede provisória está situada à Trav. Rosângela Oliveira Sobral, 95 A, no centro da cidade sergipana de Nossa Senhora das Dores. Compõem-se de 40 cadeiras de membros efetivos. Seus principais objetivos são difundir a literatura e manter vivas as memórias dos seus patronos.
ACADEMIA DORENSE DE LETRAS
- PROJETO MEMÓRIAS - N. S. DORES/SE
- projmemoriasdores@bol.com.br
domingo, 22 de março de 2015
POETISA ANETE SANTANA lança O AMOR TRANSFORMA HISTÓRIAS
Na última sexta-feira, 20 de março de 2015, a Biblioteca Municipal Álvaro de Souza Brito foi palco do lançamento do livro "O Amor transforma histórias", de autoria da poetisa dorense Maria Anete Santana. O evento foi coordenado pelo acadêmico Ari Pereira de Souza, que também é presidente do Projeto Memórias, e contou com a presença de vários acadêmicos, poetas, autoridades da educação, familiares e da comunidade dorense. A animação ficou por conta dos jovens João Pedro e Jailton Filho (grupo Filhos da Revolução), que cantaram sucessos da MPB.
Maria Anete Santana nasceu em Nossa Senhora das Dores, Sergipe, sendo filha de Maria Anita de Santana e Antônio José de Santana. Suas raízes estão no povoado Maçaranduba, situado na região sul do município, sendo que sua população atualmente vive da criação de gado e do cultivo de feijão e mandioca. É, também, um rico celeiro cultural, vez que hoje ali residem os últimos tocadores de pífano das terras dorenses.
Do nosso Maçaranduba Anete migrou para o Estado de São Paulo, em busca de melhores condições de vida. Na maior metrópole da América Latina, cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Mauá (em Perdizes) e graduou-se em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa nas Faculdades Oswaldo Cruz, na Barra Funda.
Ao concluir o curso de Letras, ingressou na carreira do magistério estadual, tendo lecionado nas Escolas Celestino Correia Pina e Benedito Lima Tucunduva (ambas em Carapicuíba) e Kátia Maria Leme Tonelli (em Franco da Rocha).
Atualmente, às vésperas de sua aposentadoria, tem buscado uma ligação maior com a terra natal, a qual tem visitado com mais freqüência desde o ano de 2014, inserindo-se nos meios culturais, sobretudo literários, dorenses.
Seguindo esse caminho de retorno às raízes, lança sua obra “O amor transforma histórias”, fruto da sua experiência poética nas escolas nas quais lecionou e incentivou os alunos a mergulharem na literatura, através da promoção de saraus e da publicação de poesias.
Sintetizando sua relação com a escrita e sua missão como educadora, assim expressou-se a autora na apresentação de sua obra:
“Além da prática de produzir poesia na escola, como cidadã e como educadora, sempre tive um objetivo, de socializar e de humanizar os leitores, tendo em vista a liberdade que a poesia nos proporciona, permitindo que os mesmos transcendam os limites, conquistem o próprio universo, conheçam e abordem os assuntos pertinentes na sociedade, pois sempre estive atenta a situação avassaladora, onde a violência e a agressividade se fazem presentes em nosso cotidiano, escrevi estas poesias com o desejo de conscientizar os leitores, a fim de que percebam o quanto a vida é maravilhosa, o quanto dependemos de uma convivência harmoniosa em todas as dimensões”.
Deliciemo-nos com “O amor transforma histórias”.
Texto: João Paulo Araújo de Carvalho
Fotos: socurticao.net
Assinar:
Postagens (Atom)