A Academia Dorense de Letras é uma instituição com fins literários fundada em 07 de maio de 2014. Sua sede provisória está situada à Trav. Rosângela Oliveira Sobral, 95 A, no centro da cidade sergipana de Nossa Senhora das Dores. Compõem-se de 40 cadeiras de membros efetivos. Seus principais objetivos são difundir a literatura e manter vivas as memórias dos seus patronos.
ACADEMIA DORENSE DE LETRAS
- PROJETO MEMÓRIAS - N. S. DORES/SE
- projmemoriasdores@bol.com.br
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
PROJETO QUINTA LITERÁRIA LEVA ACADEMIA À ESCOLA
A semana que passou, foi muito proveitosa iniciamos uma atividade diferente na Academia Dorense de Letras e denominamos de "Quinta Literária.
A quinta Literária acontece uma vez por mês, e na verdade, trata-se de uma visita da Academia a uma Escola. Os acadêmicos disponíveis, em número mínimo de quatro, vão a uma escola onde um ou vários professores já se encarregaram de fazer uma lista com os alunos que querem (eles mesmos, os alunos escrevem seus nomes numa lista), não há nenhuma obrigação somente aqueles que querem se inscrevem e se quiserem podem escolher um tema ou, até mesmo, fazer uma pesquisa sobre o que deverá ser discutido durante a visita.
Todo este movimento é esclarecido aos demais professores, diretores, funcionários e, até se for o caso, alunos de outros Colégios, sobretudo, porque é normal aos professores ensinarem em mais de uma Escola. Junta todo esse pessoal numa classe e, em hora e dia marcado, dirigem-se para lá os acadêmicos para falarem para os alunos e, também escutá-los.
Esta é mais uma realização de um sonho, a busca de doação a quem ainda não tem, por questões óbvias, ainda alguns conhecimentos que os acadêmicos por serem, normalmente mais experimentados (mais velhos), já passaram por mais situações, normalmente são professores, advogados, economistas, administradores e, as vezes, até têm outras experiências profissionais e sociais ainda: são escritores, poetas, cordelistas, jornalistas, radialistas, médicos, Juízes, delegados, defensores, pastor, padres, maçons...
Os acadêmicos podem, também, levar alguns exemplares de suas obras para serem sorteados ou simplesmente oferecidas aos alunos como brinde... É ideia também, ampliarmos este projeto e levarmos, também, alguém de fora: palestrantes, escritores, delegados, policiais, professores, médicos e outros que estejam a frente de algum movimento saudável de interesse da comunidade escolar.
Nós da ADL, estamos otimistas com a primeira edição acontecida na ultima quinta-feira, dia 04 de setembro, quando o professor Luis Carlos do Colégio Estadual Prof. Fernando Azevedo, em combinação com todo o corpo diretivo daquela Escola (inclusive o Senhor Denilton, Diretor daquela unidade escolar e a Presidente do Grêmio da escola, Senhorita Miriam, para nossa alegria, se fizeram presentes ao encontro), durante a semana anterior colheu as assinaturas dos alunos que queriam participar. Quarenta e um alunos se inscreveram e, também, para nossa alegria, quarenta e um alunos compareceram e, melhor ainda, pesquisaram o assunto e debateram durante quase duas horas com os Acadêmicos: João Paulo, Salete Nascimento, Luis Carlos (que além de acadêmico, foi o professor que providenciou aquele encontro), Domingos Pascoal, e, também, com o Senhor Diretor Denilton e o Agitador Cultural Ary Pereira.
De nossa parte o evento foi revestido do maior sucesso estamos no aguardo da avaliação dos alunos que deverá ser entregue nesta semana.
Por Domingos Pascoal de Melo (acadêmico)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário