A Academia Dorense de Letras é uma instituição com fins literários fundada em 07 de maio de 2014. Sua sede provisória está situada à Trav. Rosângela Oliveira Sobral, 95 A, no centro da cidade sergipana de Nossa Senhora das Dores. Compõem-se de 40 cadeiras de membros efetivos. Seus principais objetivos são difundir a literatura e manter vivas as memórias dos seus patronos.
ACADEMIA DORENSE DE LETRAS
- PROJETO MEMÓRIAS - N. S. DORES/SE
- projmemoriasdores@bol.com.br
sexta-feira, 20 de maio de 2016
ADL CELEBRA COM MÚSICA E POESIA SEUS 2 ANOS DE FUNDAÇÃO
No último dia 07 de maio de 2016 a comunidade de Nossa Senhora das Dores (SE) celebrou os dois anos de fundação da Academia Dorense de Letras (ADL). O evento ocorreu no Salão de Festas situado à Trav. João de Oliveira Paes, no centro da cidade, e contou com a presença de escritores, músicos, poetas, estudantes e representantes de instituições religiosas, culturais e educacionais do município e da Academia Gloriense de Letras (AGL), o primeiro sodalício do interior sergipano que se fez presente através do acadêmico Lucas Lamonier.
A vasta programação contou com relançamentos de livros, declamações de poesias, homenagem às mães, debate entre escritores de várias gerações, além de apresentações musicais dos acadêmicos Jânio Vieira e Geruza Santos e dos jovens que compõem as oficinas de música da ONG Cultivar, situada no povoado Gado Bravo Sul e coordenada pela acadêmica Delúcia Sobral.
Na fala dos oradores, acadêmicos ou membros da comunidade, o legado que a ADL deixa nesses dois anos de funcionamento, sobretudo, o grandioso número de lançamentos literários e eventos culturais organizados ou incentivados pela Academia, bem como o trabalho de incentivo à leitura e à descoberta de novos talentos artísticos e literários que vem sendo feito nas escolas, em especial através da "Quinta Literária", evento promovido pela ADL desde o início de suas atividades e que já gerou até mesmo a produção de um livro escrito por 49 alunos de uma das maiores escolas públicas de Nossa Senhora das Dores.
Além do mais, a Academia tem promovido também o "Café Literário" (o primeiro ocorrido em 08 de março por ocasião do "Dia Internacional da Mulher") e oficinas de produção textual.
Texto: ADL / Fotos: Betinho (Fontes fotografia)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário